Bem vindo
Login | Cadastro | Meus pedidos

Fale Conosco

0

Blog

Suplementos são importantes para o desenvolvimento infantil?

segunda, 12 de outubro de 2020 às 08:22:59

Quando pensamos em suplementos a imagem que geralmente vêm a mente é um ambiente de academia, com homens e mulheres adultos buscando desenvolver massa muscular e querendo se livrar da gordura. Embora essa ideia não esteja incorreta, não dá para resumir a suplementação somente a este nicho.

Hoje em dia os suplementos estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, praticantes ou não de exercícios, seja criança, adulta ou idoso. Isso ocorre porque a suplementação é importante para o bom funcionamento e desenvolvimento do corpo como um todo, não só para o crescimento muscular. Então sim, suplementar os nutrientes que uma criança necessita é muito importante para o corpo dela, e neste artigo daremos dicas de como fazer isso da maneira correta.

 

Quando a suplementação infantil é necessária?

 

Como boa parte dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo provem dos alimentos, é muito importante que tenhamos uma alimentação balanceada e com muita variedade. Entretanto, quem lida diariamente com crianças sabe a dificuldade que algumas delas têm em ingerir certos tipos de alimentos, principalmente legumes e vegetais. Fazer com que elas sejam obrigadas a comer estes alimentos pode ser um processo cansativo e até traumatizante, dificultando ainda mais a situação.

Por outro lado, deixar seu filho com falta de vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento também geram muitos problemas de saúde, como: músculos e ossos frágeis, imunidade baixa, palidez, sequidão na pele, etc. Então, uma das melhores alternativas é fazer a suplementação destes nutrientes junto com o acompanhamento de um nutricionista.

 

Suplementos infantis x Suplementos para adultos: tem diferença?

 

Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas e sim, existem duas grandes diferenças: a IDR (ingestão diária recomendada) e a atratividade para as crianças.

A suplementação de forma incorreta pode ser tão ou até mais prejudicial que a falta de nutrientes, por isso, é muito importante ser acompanhado por um nutricionista nesse processo. Os suplementos específicos para crianças contém a IDR de vitaminas e minerais levando em consideração a sua faixa etária, diminuindo as chances de consumo incorreto destes nutrientes.

O segundo ponto também é importante, pois se uma criança é bastante seletiva com alimentos, com suplementos isso também ocorrerá. Pensando nisto, as empresas responsáveis pela produção de suplementos tem constantemente buscado formas de deixar seus produtos mais atraentes ao público infantil. Então é comum encontrar vitaminas em forma de balas de goma, ou mesmo misturadas em um achocolatado, o que facilita bastante a vida dos pais.

 

Conclusão: é saudável suplementar desde a infância?

 

Assim como para os adultos, se não for acompanhada por um nutricionista, a suplementação infantil também pode trazer mais malefícios do que benefícios. Mas se utilizados da forma certa, os suplementos infantis podem ser ferramentas importantíssimas para prover os nutrientes necessários para as crianças com alimentação seletiva, ou que naturalmente necessitem de uma quantidade maior de um certo tipo de vitamina ou mineral.

Quer saber se seu filho precisa de algum tipo de suplemento? Leve-o numa consulta com um médico pediatra ou um nutricionista e tire suas dúvidas, essa é a forma mais simples e segura de garantir o bom desenvolvimento da criança.