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Como Começar uma Reeducação Alimentar

quarta, 09 de fevereiro de 2022 às 08:26:00

O primeiro passo para iniciar um estilo de vida mais saudável é começar a cuidar da alimentação. No começo pode não parecer fácil, mas com determinação e foco, é possível. A primeira questão que se deve entender de uma alimentação saudável é que não exige uma dieta restritiva e cortar diversos alimentos que gosta, mas sim aprender a se alimentar adequadamente, diariamente e manter isso como um hábito, tornando-se um estilo de vida e não dieta passageira. 

 

Para quê começar uma reeducação alimentar? 

 

Os benefícios são inúmeros, mas principalmente para quem tem o objetivo de emagrecer ou até ganhar peso, uma rotina alimentar irá trazer resultados muito mais duradouros. Além disso, uma alimentação mais saudável trará mais disposição e energia para o seu dia, melhorando o funcionamento do seu corpo e trazendo melhores resultados estéticos. 

 

Mas como começar uma reeducação alimentar? É importante procurar um nutricionista para lhe orientar a montar uma rotina alimentar própria para você. Mas para começar os primeiros passos, tente essas dicas: 

 

1- Beber 1,5 a 3 litros de água por dia 

 

Beber água é extremamente importante e o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável. Manter o nosso corpo hidratado ajuda a manter a saúde dos órgãos vitais e absorver melhor os nutrientes, regula a temperatura do corpo e ajuda no metabolismo. Além disso, a bebida auxilia na eliminação de toxinas e gorduras do corpo, fazendo com que o organismo trabalhe de forma mais fluida.

 

2- Planeje seu cardápio 

 

O auxílio de um nutricionista especialista na área pode ajudar nessa etapa. Comece reestruturando seu cardápio diário, isso não significa mudar completamente sua alimentação, mas sim incluir mais alimentos saudáveis e naturais constantemente. Você pode separar quais legumes, frutas, verduras e produtos livres de conservantes que gosta mais de comer. Inclua eles em uma lista e distribua-os durante o menu semanal, para que você não repita os pratos. 

Além disso, inclua carboidratos e gorduras saudáveis no seu cardápio, substitua a massa e fritura por batata, arroz, grãos, entre outros. Invista também em proteínas como ovo, carnes brancas, soja e sementes que fazem toda a diferença no seu prato. 

 

3- Invista em temperos naturais

 

Se você cozinha em casa ou tem alguém que cozinha para você, procure investir em temperos naturais. Pode parecer complicado no começo, mas com o passar dos dias vai notar a diferença, invista em cebola, alho, salsinha, manjericão, páprica, cebolinha e faça seu próprio tempero se possivel, vai perceber que temperos naturais proporcionam um sabor muito melhor. Para quem busca praticidade existem linhas de temperos que são livres de sódios e conservantes, pode ser uma boa opção também, confirma algumas opções em nosso site.

 

4- Crie o hábito de comer frutas

 

As frutas no geral são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, possuindo funções diversas e muito importantes no organismo. Além disso, as frutas ajudam a diminuir a vontade de comer doces, diminuindo a quantidade de açúcar e calorias ingeridas no dia. Procure pelo menos 3 frutas que goste e varie-as durante o dia, tente comer uma no período da manhã, outra à tarde e outra antes de dormir. Para facilitar, tenha sempre alguma fruta na geladeira já cortada ou fácil de ingerir, assim será mais fácil de criar o hábito e não criar desculpas. 

 

5- Não se cobre com extremos

 

Comer uma pizza ou um bolo no final de semana não fará você engordar e nem perder o foco. Lembre-se: é um estilo de vida, e não uma dieta. Uma quantidade pequena de doce e açúcar no seu dia não irão interferir nos resultados. Depois do almoço se bater aquela vontade de um chocolate, coma uma quantidade pequena, mas sem exageros. Isso fará com que os seus hábitos saudáveis virem constantes e duradouros.